A morte do Capitão América

Captain America: The Death of Captain
Livro

a morte do capitão américa

O arco dos quadrinhos, “A Morte do Capitão América”, teve como roteirista Ed Brubaker com arte de Steve Epting. Possuiu 18 edições e foi acompanhado de uma minissérie lançada entre Junho e Agosto de 2007 logo após os eventos da Guerra Civil

O conceito inicial da minissérie foi criado por J. Michael Straczynski no qual teve a ideia em dividir o arco em 5 edições, conforme os estágios de luto de Elisabeth Kubler-Ross. (genial!)

Jeph Loeb foi o roteirista das edições. Ele disse que contou com sua própria experiência em perder seu filho para poder escrever a história!

Teve como artistas: Leinil Yu, Ed McGuinness, Jonh Romita Jr, David Finch e John Cassaday.

E essa adaptação em livro que acabei de ler foi escrita por Larry Hama e publicada em 2014, mas só chegou no Brasil em Abril de 2016.

Possui 347 páginas, é da editora Novo Século, possui capa mole na qual sua ilustração da versão brasileira foi feita por Will Conrad (assim como as dos outros livros da Marvel lançados recentemente…)

A história mostra acontecimentos que sucederam à morte do Capitão América. Mais como os outros heróis reagiram ao descobrirem que Capitão faleceu.

Após os acontecimentos da Guerra Civil, Capitão é preso e a caminho do julgamento ele recebe um tiro, de uma sniper provindo de Ossos Cruzados, ao tentar salvar um guarda que estava-lhe guiando.

Mas não é isso que o mata. [spoiler]A queima roupa, Sharon Carter, o par romântico de Steve, atira em seu estômago! Ela estava sendo controlada por Doctor Faustus! Seu amado, então, morre em seus braços! Capitão morre, e heroicamente, suas últimas palavras foi um pedido para que afastassem os civis do campo de visão do sniper![/spoiler].

[spoiler]Acho peculiar o fato dos heróis não terem percebido de imediato a culpa de Sharon… Afinal, foi um tiro a queima roupa![/spoiler].

O foco do livro vai para os personagens: Sharon Carter, Falcão, Bucky Barnes, Viúva Negra, Doutor Faustus, Aleksander Lukin, Caveira Vermelha, Pecado, Ossos Cruzados e Tony Stark.

A narrativa se alterna entre os personagens com pequenos capítulos e subcapítulos. Em 5 partes, mas com foco e nomes diferentes das minisséries anteriormente mencionadas.

[spoiler]Stark recebe a visita de um advogado de Steve que, enquanto vivo, havia pedido que caso morresse durante a guerra, entregasse uma carta para o herói de ferro. Na carta, Steve pede para que Tony cuidasse de Bucky e lhe entregasse seu escudo para lhe suceder como o novo “Capitão América”. Tony assim o faz.[/spoiler].

[spoiler]Faustus trai Caveira Vermelha e foge dos confrontos.
Lukin, que dividia o corpo com Caveira Vermelha, é morto por Sharon!
Caveira Vermelha consegue transferir sua mentalidade para um robô antes de morrer!
Sharon teve um aborto após um combate com Pecado.
Bucky tem um romance com Natasha e começa a aceitar a ideia de ser o sucessor de Steve.
Steve, na verdade, não foi morto por Sharon (plot twist!)! A arma de Sharon era uma modificação criada por Doutor Destino que prendeu o herói em um ponto fixo do espaço-tempo! (como visto no arco de quadrinhos subsequente: “Capitão América: Renascimento”, publicado entre Julho de 2009 e Janeiro de 2010)
[/spoiler].

Foi um bom livro, mas nem de perto chega ao nível do seu predecessor, “Guerra Civil”.

Links referentes
Good Reads
Omelete
O quadrinheiro veio
Comic Vine

Advertisements
This entry was posted in Livros / Books and tagged . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s