Guerra Civil

Civil War
Livro

download

Escrito por Stuart Moore e lançado em 2012 nos EUA e dois anos depois no Brasil pela editora Novo Século – SP, possuindo 398 páginas.

É uma adaptação em livro da história em quadrinhos escrita por Mark Millar e desenhada por Steve McNiven, sobre o importante arco da Marvel, Guerra Civil.

É um arco épico que foi muito bem escrito por Stuart mudando partes aqui e acolá, mas mantendo a premissa principal e toda a emoção do enredo.

O primeiro capítulo (o prólogo), por exemplo, que show! Particularmente, achei ainda melhor do que a sua versão de origem!

O confronto Homem de Ferro x Capitão América foi muito bem descrito e o ponto de vista deles sobre a situação permite com que o leitor escolha um lado ou até fique imparcial entre eles.

Basicamente, Tony, após o incidente de Stamford em que várias crianças e civis morrem devido a um erro de super-heróis amadores, luta para que todos seres com poderes se registrem em um programa do governo dos EUA que os colocaria na mesma situação que policiais, com treinamento e responsabilidades. Já Rogers é contra este registro.

Interessante ver até onde os dois heróis estão dispostos a ir seguindo seus ideais. [spoiler]Tudo gira em questão do “momento de clareza” dos protagonistas. No qual, eles tem um “insight” a respeito do que considera certo. Tony teve o seu durante o incidente de Stamford, já Rogers quando percebe que o seu confronto contra Stark prejudicou e violentou grande parte dos civis presentes. Steve, então, se rende e é preso. Alguns membros da sua equipe o julgam traidor. Apesar disso, Stark consegue a anistia a todos heróis, com exceção do Capitão América…[/spoiler]

Os epílogos também foram bem legais de se ler (o da Sue, em especial)

[spoiler]A sequência dos acontecimentos da lei do registro, da guerra civil e de Tony Stark como diretor da S.H.I.E.L.D. poderão serem lidos no livro “A morte do Capitão América”. Sim, como o nome diz, o personagem morre. No caminho para o seu julgamento ele é assassinado…[/spoiler]

Uns personagens que tiveram bastante destaque, talvez até mais do que nos quadrinhos, foram a Miriam Sharpe (que sabe-se lá porque motivo eu a imaginei, enquanto estava lendo, totalmente diferente do que McNiven a desenhou) e Homem Aranha [spoiler](foi ele inclusive que derrotou o clone de Thor ao invés do semi deus, Hércules)[/spoiler]

PS.: [spoiler]A morte de Golias teve a trilha sonora da mesma banda da cena do Mercúrio no filme “X-Men: Apocalypse”. No caso, foi a música “I Saved The World Today”, na qual eu coloquei para tocar enquanto lia o funeral.[/spoiler]

Como uma adaptação, ela não é tão completa quanto sua obra original, mas com certeza vale a pena ser lido!

Links referentes:
Omelete
Cine Login
Good Reads
Amazon
Marcos de Ros

Advertisements
This entry was posted in Livros / Books and tagged . Bookmark the permalink.

2 Responses to Guerra Civil

  1. Pingback: Civil War #5 | Ganbatte xDD

  2. Pingback: A morte do Capitão América | Ganbatte xDD

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s