The Jungle Book – 1967 x 2016

The Jungle Book – Mogli: O menino lobo
Filme

the-jungle-book

The Jungle Book é um filme lançado em cartaz nos cinemas brasileiros dia 14 de Abril de 2016 e um dia depois em seu país de origem, EUA. Dirigido por Jon Favreau, escrito por Justin Marks e produzido por Walt Disney Pictures. É o terceiro filme em live-action da franquia “The Jungle Book” e já tem uma sequência anunciada devido seu sucesso.

Baseado nos livros de Rudyard Kipling e inspirado pelo filme animado da Disney de mesmo nome lançado em 1967.

Sua versão animada foi a 19ª animação clássica da Disney e o último que teve a participação do fundador do estúdio, Walt Disney, pois este faleceu durante a produção…
Ela teve uma sequência em 2003.

A história é sobre um menino órfão, Mogli/Mowgli, que é “abandonado” na selva e é encontrado por uma pantera chamada Bagheera, na qual tem a ideia de levá-lo a uma alcateia de lobos com intuito de que eles o criem.

No filme de 2016, a mãe da família de lobos se chama Raksha (dublada pela Lupita Nyong’o) e o lider da alcateia é o Akela (dublado por Giancarlo Esposito). Enquanto na versão animada isso nem é enfatizado.

O desenrolar do filme começa quando os entes queridos de Mogli se veem obrigados a levá-lo de volta para a aldeia dos humanos devido ameaça de morte do tigre Shere Khan (dublado por Idris Elba em 2016). Quem fica responsável por esta tarefa é Bagheera (dublado por Ben Kingsley em 2016).[spoiler]Shere Khan assassina Akela quando soube que não poderia mais matar o humano![/spoiler]

No percurso ele encontra a cobra, Kaa (dublada pela linda Scarlett Johansson em 2016), na qual tem o intuito de alimentar-se do jovem garoto utilizando de sua hipnose visual para este ato. [spoiler]No filme de 2016, na hipnose é revelado que o pai de Mogli foi assassinado por Shere Khan, mas antes deixou uma marca neste. Uma cicatriz em seu olho devido a um ferimento com uma tocha de fogo e por isso ele busca matar seu filho!!![/spoiler];
encontra o rei macaco, Louie (dublado por Christopher Walken em 2016). Gigante em sua versão de 2016!!;
a manada de elefantes (sendo vistos como os seres mais importantes da floresta na versão de 2016);
e o famoso urso, Baloo (dublado por Bill Murray em 2016)!

O filme animado achei mais divertido e mais relaxante de ser assistido. No entanto, não posso negar que a versão em live-action é mais coerente e emocionante.
Duas músicas da versão clássica foram mantidas e isso foi bem legal de se presenciar. Ambas trilhas sonoras foram igualmente boas.
Os efeitos visuais e o 3D foram muito bem produzidos e cumprem sua função de transmitir realidade e imersão.
O final divergiu, mas ambos foram aceitáveis.
[spoiler]O embate contra Shere Khan se manteve, mas as proporções alcançadas na nova versão foram muito maiores, com a floresta quase toda pegando fogo!
Na nova versão, Mogli permanece na floresta após derrotar o tigre, mas na versão animada ele vai para aldeia dos humanos após apaixonar à primeira vista por uma jovem garota.
[/spoiler]
Uma coisa que me desagradou na nova adaptação foi a interpretação do protagonista feita pelo jovem, Neel Sethi. Mas como foi sua primeira participação em um filme de grande produção e o filme não perdeu seu agrado no geral, acho que da para relevar…

mogli

Advertisements
This entry was posted in Filmes / Movies. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s