Doctor Who – Shada

Doctor Who – Shada
Livro

shada

Douglas Adams, um dos meus autores favoritos que fez um dos meus livros favoritos (“Guia do Mochileiro das Galáxias”). Também foi o roteirista de um dos meus seriados favoritos: Doctor Who!

Shada é um dos seus roteiros, no entanto, um roteiro inacabado de 1979. Chegou a ter alguns episódios gravados, mas não foram exibidos na televisão.

Onze anos após a morte de Douglas, Gareth Roberts pegou este roteiro e o finalizou para posteriormente, em 2012, lançá-lo em livro.

No Brasil, esta versão chegou a ser lançada em 2014 pela editora Objetiva (selo Suma de Letras), com tradução de Juliana Romeiro e 352 páginas.

A história fala sobre a 4ª encarnação do alienígena (vindo do planeta Gallifrey e conhecido como “Senhores do Tempo”) conhecido como Doutor, que acompanhado de Romana (proveniente do mesmo planeta dele e em sua 2ª encarnação) viaja para diferentes locais no tempo e espaço através de uma máquina chamada T.A.R.D.I.S. (acrônimo para “Time And Relative Dimensions In Space”)

No livro, mais alguns personagens são protagonistas.

Entre eles, o quase casal ao estilo dorama coreano de ser (em que nenhum dos dois toma a iniciativa em começar um relacionamento) Chris Parsons e Clare Keightley;
o professor Chronotis, também um ser de Gallifrey, que vive em um dormitório de uma universidade e já está velho de idade (mesmo nos parâmetros longínquos de tempo de vida dos Senhores do Tempo);
K-9, o cachorro robótico que possui muitas habilidades;
e Skagra, o vilão do livro!

No livro, Skagra tem o intuito de roubar um certo artefato [spoiler](o livro que Chris pega emprestado por engano com o professor Chronotis sem saber que era provindo de Gallifrey e possuia um poder especial)[/spoiler] que o levará a Shada [spoiler](uma prisão isolada do tempo e espaço aonde era exilado os piores inimigos de Gallifrey!!!)[/spoiler].

[spoiler]Em Shada, Skagra pretende libertar Salyavin e usar seu poder de compartilhar mente com todos os seres do universo! A reviravolta no fim, quando Skagra consegue abrir a jaula que prende Salyavin foi genial! A mensagem na jaula mostrando que Salyavin já tinha fugido de lá e a cena hilária quando Chris acaba revelando sem querer, e para bancar o inteligente, que o professor Chronotis era na verdade o prisioneiro mencionado!!! (ele descobre isso após refletir como a Clare conseguiu pilotar a T.A.R.D.I.S.! Em sua reflexão ele percebe que o professor havia compartilhado de seu conhecimento com ela!)[/spoiler]

A minha leitura do livro foi em uma relação de amor e ódio. Em alguns pontos achei demasiado cansativo e outros achei super interessantes!

Não sei ao que posso culpar tal variância, mas ele não me agradou totalmente. Verdade que ainda assim gostei do livro, mas não foi uma leitura rápida, mesmo desconsiderando meu tempo de afazer acadêmico.

Links referentes:
Doctor Who Brasil
Nerd Geek Feelings
Den of Geek

Advertisements
This entry was posted in Livros / Books. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s