Last of Us

Last of Us

11121301_935456859808791_2019113151_n

Last of Us é um jogo de ação/aventura com elementos de survival horror. Foi desenvolvido pela Naughty Dog e publicado pela Sony Computer Entertainment. É um jogo exclusivo de Playstation sendo lançado em 2013 para Playstation 3 e posteriormente sendo remasterizado em uma versão para Playstation 4 um ano depois.

Eu joguei de forma frenética assim que comprei o console Playstation 4. Final de semana e horário de almoço era destinado a este jogo. Levei 20 horas e 50 minutos para zerar a história principal pela primeira vez. Não muito diferente do tempo médio de jogo que gira em torno de 15h.

Pela minha empolgação em jogá-lo mostrada na estrofe anterior, é visível o quanto gostei do jogo. A jogabilidade e o envolvimento que se tem com os personagens é algo esplêndido! Não é a toa que ele foi considerado o jogo do ano no ano em que foi lançado, 2013, por várias publicações de games.

A história poderia ser resumida como mais uma história de zumbi com o objetivo de encontrar a cura enquanto mata os andantes mortos. No entanto, os personagens conseguem serem um charme à parte podendo divergir da típica premissa de “mais um jogo com zumbi”.

Joel é o principal protagonista. O jogo começa no início da epidemia de um fungo que ocasionava em matar o humano infectado e controlá-lo para que infectasse ou matasse outros humanos (resumindo, os transformava em zumbis). Em um momento de desespero, Joel acaba presenciando o assassinato de sua pequena filha por um soldado. A partir deste momento, o jogo da um salto temporal para 20 anos. Nesta época o mundo está repleto de mortos vivos e os sobreviventes ficam refugiados e escondidos da maneira que conseguem. Marlene, a líder do grupo “Vagalumes”, pede para Joel e sua amiga, Tess, entregarem uma encomenda para o esconderijo do grupo dela do lado de fora da quarentena que vivem. A encomenda era uma garota chamada Ellie (que parece muito com a atriz Ellen Page). Ellie é imune à infecção pelo fungo e Marlene tem o intuito de usá-la para gerar a cura para o restante dos sobreviventes. [spoiler]Tess acaba abandonando a equipe se sacrificando para que Joel e Ellie sigam viagem. E depois de horas de gameplay, Joel finalmente consegue levar a Ellie para o hospital, mas se arrepende ao descobrir que seria necessário matá-la para produzir a cura! Aí a última missão do jogo é retirá-la do hospital que ela se encontra! E, no momento final, Joel acaba assassinando Marlene que havia conseguido chegar no esconderijo por conta própria e queria a cura, mesmo às custas da filha da sua melhor amiga, Ellie.[/spoiler].

Na versão remasterizada do jogo há um extra chamado “Left Behind” em que alterna entre a história antes da Ellie conhecer Joel (na época em que conviveu com sua melhor amiga, Riley) e no momento em que ela estava procurando meios de salvar o Joel [spoiler](quando ele é esfaqueado no começo do inverno)[/spoiler]. O extra é relativamente curto servindo apenas para matar um pouco a saudade gerada ao concluir o jogo.

O áudio e a trilha sonora são incríveis e condizentes com as cenas. Não cheguei a testar o áudio em português, mas ouvi bons comentários à cerca dele.

Dois links referentes ao jogo que posso deixar aqui no desfecho do post é as informações da famosa Wikipedia, Wikia e as curiosidades do canal Enmynest.

Abaixo um trailer do jogo:

(Ah, o trailer “honesto” feito pelo pessoal do Smosh ficou bem engraçado, mas sugiro a ver após zerar o jogo, pois ele tem bastante spoiler!)

E, para finalizar, os deixo com uma fala do mestre Zangado em sua análise do jogo:

“Não podemos esquecer o passado nunca, por pior que ele seja, ele fez parte da sua história e contribui para te lembrar quem você era e qual foi a razão para você se tornar quem você é agora. Temos a capacidade de guardar mais facilmente as lembranças tristes, e as boas acabam se perdendo, pois nossa tendência é de achar que não somos felizes, ou não somos felizes o suficiente, sempre tem alguém mais feliz ou com a vida melhor que a nossa. Só é feliz, aquele que sabe o que quer, só é feliz aquele que tem tudo o que precisa e não o que deseja.”

Advertisements
This entry was posted in Jogos / Games. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s