Gedo Senki

Tales from Earthsea

tales

Diretor: Gorō Miyazaki
Roteiro: Hayao Miyazaki
Música: Tamiya Terashima
Produzido por: Toshio Suzuki, Tomohiko Ishii
Produtora: Studio Ghibli
Lançamento: 29 de Julho de 2006
País: Japão
Duração: 115 minutos
Gênero: Aventura, fantasia, mágica
Classificação etária: 13 anos
Baseado na série de livros Earthsea escrita por Ursula K. Le Guin

Não posso negar que julguei este filme pela capa. Digo, a primeira imagem que vi dele foi um pôster em que tinha um garoto diante um imenso dragão! E só este fato (adoro dragões) e o fato dele ter sido produzido pelo Studio Ghibli já foram aspectos mais que suficientes para que eu o assistisse.

Um fato interessante é que desde que o livro ficou famoso, vários diretores, incluindo Hayao Miyazaki, queriam fazer uma adaptação da obra, mas a autora negou todas as propostas. Porém, quando Hayao ganhou o Oscar com o filme Spirited Away, Le Guin (a autora) aprovou a proposta do estúdio dele (Studio Ghibli) em adaptar. No entanto, Hayao estava ocupado dirigindo Howl’s Moving Castle, então, seu filho, Goro Miyazaki, foi o responsável em dirigir esta animação, que, por sua vez acabou sendo seu filme de estréia como diretor! Resultado: Le Guin achou o filme desapontante e inteiramente diferente da sua obra!

Ironias à parte, o filme também acabou não sendo lá muito bom, na minha modesta opinião… Talvez pelo fato de ter mesclado 4 livros em um único filme, mas digamos que a direção também foi um importante aspecto para o resultado final… Algumas partes se tornaram confusas e não muito bem explicadas. Principalmente para quem não leu a obra original…

O filme começa com marinheiros visualizando dois dragões voando e brigando entre si. Um deles acaba matando o outro, e este cai morto em direção ao mar. Os marinheiros informam seu rei sobre o acontecido. O rei e seus súditos acham peculiar o fato de dragões estarem brigando próximos ao castelo e um destes súditos revela que antigamente os humanos eram dragões, mas eles “evoluiram” com intuito de permanecer vivendo na terra e ter o privilégio da mortalidade. Pouco tempo após a conversa e em um momento em que o rei se encontrava sozinho, Arren, o príncipe, mata seu pai e lhe rouba sua espada! (WHAAAAAAAAT??) [spoiler]O filme não deixou claro o motivo dele fazer isso… Até porquê o próprio Arren menciona que seu pai era um homem justo e honesto…[/spoiler]

Após o assassinato, Arren foge do castelo e acaba seguindo viagem com um andarilho que encontra pelo caminho. Este andarilho se chama Sparrowhawk e é um dos magos mais poderosos de seu tempo.

Eles adentram uma cidade e enquanto Sparrowhawk esperava Arren no hotel, este salva uma garota de uns guardas que queriam transformá-la em escrava (e talvez abusar dela também…). Arren consegue salvá-la, mas pouco após é capturado e transformado em escravo.

Sparrowhawk salva Arren e juntos vão para uma casa distante em que mora uma amiga do mago. Esta amiga se chama Tenar. Lá, além de Tenar, mora uma garota chamada Therru que, por sinal, era a garota que Arren havia salvo. [spoiler]Therru era uma garota que foi abusada e maltratada pelos próprios pais. Ela possui uma cicatriz de uma queimadura que seus pais a fizeram em um destes momentos de abuso.[/spoiler]

Por algum motivo desconhecido, Therru demonstrava raiva para o Arren. Sério, o motivo mencionado no filme (dela não ter gostado dele ter usado violência para salvá-la) não me convenceu… Ainda acho que o real motivo tenha sido oculto durante o filme… (ou ela queria apenas bancar a tsundere mesmo…)

Arren e Sparrowhawk ajudam na colheita e com os serviços domiciliares enquanto permaneciam hóspedes.

Os guardas que foram derrotados pelo mago para que este salvasse o Arren, contaram o acontecido para a rainha de suas cidade. Cob era o seu nome. [spoiler]Cob era uma bruxa que ao saber do mago o quis capturado para assim, livre de seu caminho, poder ser a feiticeira mais forte (Archmage é o nome deste título). Além de buscar a imortalidade.

Arren desmaia perto de um lago enquanto fugia de uma sombra que o perseguia e assombrava. Cob o salva (?) e Arren acorda em seu castelo. Cob diz o que aconteceu e o oferece uma bebida preta dizendo que o fará melhor. O inocente bebe e acaba sofrendo uma desidratação intensa. Com esta tortura, Cob faz o garoto revelar seu nome verdadeiro (Lebannen). Com este conhecimento, aparentemente foi mais fácil controlá-lo magicamente…

Enquanto isso, Tenar é raptada para servir de isca para o Archmage. Sparrowhawk cai na armadilha e é capturado também.
Therru é guiada ao castelo pela sombra de Arren e lá ela consegue fazer com que este saia da hipnose e a ajude a salvar os dois capturados.

Antes que Sparrowhawn fosse sacrificado, Arren e Therru chegam a tempo e os salvam! Cob luta contra Arren e em um momento da luta, Cob mata Therru! No entanto, ela se revela ser uma dragão e, consequentemente, um ser imortal!

O filme acaba com Sparrowhawk e Arren se despedindo das duas e partindo em uma nova viagem…[/spoiler]

Referências:
My Anime List
Wikipedia
Omohide
Wikipedia – Earthsea books

Advertisements
This entry was posted in Filmes / Movies and tagged . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s