Mär

Marchen Awakens Romance
Mangá

Captura de tela 2014-10-13 às 17.06.29

Volumes: 15
Capítulos: 161
Publicado no Japão: Maio 2003 até Julho 2006
Autor: Nobuyuki Anzai
Editora da versão em português-BR: JBC
Faixa etária: Livre até o volume 6. A partir do 7 é aconselhado para maiores de 14 anos.
[spoiler]Provavelmente foi mudado devido a violência da série… Um aspecto peculiar para um público infanto juvenil que percebi foi a penúltima luta da personagem Dorothy, me lembrando de séries como Ikkitousen e Tenjou Tenge aonde as protagonistas perdem parte da roupa durante a briga. A Dorothy chegou inclusive a ter seu mamilo exposto sem nenhuma nuvem ou algo do gênero a censurando. Claro que não deixou de ser a um nível que influenciava a modificação da faixa etária alvo, mas é algo divergente para tal público…[/spoiler].

Mär é um mangá infanto-juvenil cujo protagonista se chama Ginta Toramizu. Ginta é um garoto de 14 anos que possui um pai desaparecido e nenhuma habilidade que se destaque em seu colégio…
Um certo dia ele é transportado para um mundo em que ele costumava sonhar com frequência, apesar de nunca ter ouvido falar sobre.
Neste novo mundo ele percebe ser mais forte, mais ágil e dispensar o uso de óculos!
Lá existem objetos mágicos denominados de ÄRMS! Ginta consegue um lendário, chamado Babbo.
Babbo era o ÄRM que Phantom, o líder dos Peças de xadrez (exército causador da guerra no passado), utilizava.
Phantom possuia o objetivo de erradicar as pessoas fracas e manter as fortes. Para isso ele iniciou os “jogos de guerra”, mas tais jogos finalizaram com o pai do Ginta (que tinha ido para este mundo fantasioso chamado Mär-Heaven) morrendo em um combate contra o imortal Phantom. Porém tal morte não foi em vão pois ocasionou em um empate da luta e gerou uma paz temporária para este mundo.
Após recuperado, Phantom decide repetir a guerra provocando alarde entre a população!
No entanto, a chegada de um ser de outro mundo, Ginta, reacende as esperanças do povo!

O mangá termina [spoiler]com um final feliz típico às histórias destinadas a esta faixa etária. Nenhum dos protagonistas morre (derrotaram todos os vilões!), o pai do protagonista volta a vida (parte da alma dele se encontrava no Babbo) e este junto com Ginta retornam ao seu mundo de origem!

O vilão final da série era um orbe do mal que durante os jogos de guerra possuia sua alma no Babbo o controlando, e ,com o fim dos jogos, transferiu sua alma para o corpo do pai de Ginta mantendo o corpo deste vivo…

Alguns fatos deixaram de ter sua explicação na conclusão da série. Por exemplo, a conexão da princesa Snow com a colega de sala de Ginta, Koyuki.

E o fato do Danna, pai de Ginta, ser obcecado com Mär-Heaven foi outro fato que me deixou incrédulo… Não acho que tenha sido bem explicado no porquê o Danna, em específico, acabou indo para o outro mundo. Meio que parece ter sido devido ao destino para que a história acontecesse.[/spoiler].

Enfim, minha opinião sobre:

Eu gostei da série. É um quadrinho agradável de se ler, mas que não busca muito inovar. É um shounen típico, com diversas lutas e pouca complexidade.

Os personagens possuem características da personalidade e histórias prévias bastante interessantes. Inclusive os vilões! Vários destes me geraram bastante empatia.

A arte do mangá é um dos aspectos que mais me agradaram. Um traço simples e cativante!
Achei até bom eu ter optado em ler o mangá ao invés de ter assistido a adaptação em anime, pois vendo algumas imagens pela internet eu cheguei a desgostar do design dos personagens e da colorização das cenas…

É um mangá que eu facilmente recomendaria para crianças que gostassem de histórias de fantasias repletas de lutas.

tumblr_n8egvc4koU1rhvo2co1_1280

Referências:
My Anime List
Wiki
Wikipedia

Advertisements
This entry was posted in HQs / Comics, Mangás / Mangas. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s