Cross game e o Beisebol

Cross Game

tumblr_mhm3tsZNoG1ro11d3o1_500

Episódios: 50
Foi ao ar no Japão em: 5 de Abril de 2009 até 28 de Março de 2010
Produzido por: SynergySP
Gêneros: Comédia, Drama, Romance, Esporte
Classificação etária: Livre
Autor original: Mitsuru Adachi

Sinopse:
Wakaba Tsukishima é uma garota de 11 anos que tem uma paixão por um jovem garoto da mesma idade, Kitamura Kou. Suas famílias são bastante próximas e por isso foi fácil eles se aproximarem. Devido à família da Tsukishima possuir um centro de rebatidas, Kitamura treinava este aspecto do baseball desde jovem. E após participar de uma partida de baseball na qual observa a irmã de Wakaba, Aoba Tsukishima, arremessando e com o incentivo da própria Wakaba, ele começa a treinar autodidatamente o seu arremesso também. A partir do segundo episódio que se inicia a história. Três anos após o verão em que a jovem Wakaba morre afogada…

Opinião:
O que dizer destes personagens tão inexpressivos, mas que com uma situação magnífica emociona o telespectador?
Esta característica típica das obras do Sr. Adachi pode ser meio peculiar à primeira vista, mas observando o desenrolar da história e do dia-a-dia dos personagens você acaba se identificando e se acostumando com o método dele.
O anime começa com cenas super fofas e bonitas, até que a gente descobre que o prefácio termina em drama, com uma pequena garota morrendo afogada…
Apesar de eu achar ruim o fato de relembrarem de tal fato durante todo o anime, eu meio que compreendo, já que este aspecto é proveniente da cultura japonesa.
Além da temática de Baseball o anime mescla romance e comédia com genialidade. O fim, inclusive, foi muito bonito~~ [spoiler]Mesmo que tenha sido previsível… Mas foi de uma previsibilidade agradável. Além do mais, não iria combinar com o desenrolar da história caso acontecesse algo de diferente…[/spoiler]
E é um daquelas séries que você gostaria que houvesse uma continuação mesmo apreciando como foi o seu término.
[spoiler]Um post com imagens spoilers que coloquei no meu tumblr[/spoiler]
Em seus 50 episódios a história fluiu com harmonia e foi retratada sem pressa com o progresso e desenvolver dos personagens.
O encerramento 4 do anime, devo ressaltar, que gostei bastante! Tanto sua letra, quanto a música em si e também a sua seleção de imagens que o acompanharam.

Baseball / Beisebol
Este esporte é um pouco desconhecido aqui no Brasil, porém é considerado o esporte mais famoso no Japão!
A mais antiga referência ao seu surgimento decorreu do ano de 1744 no Reino Unido, mas sua origem considerada oficial aconteceu só no ano de 1839 em Nova York (Estados Unidos).
O esporte veio ao Brasil por imigrantes norte-americanos no ano de 1850 e sofreu uma grande influência por parte de imigrantes japoneses em 1908 (atualmente, grande parte dos jogadores no país são descendentes do Japão).
A falta de incentivo e a emigração de japoneses atrás de novos empregos provocaram em uma diminuição de adultos praticantes deste esporte.
Mas na categorias de base o Brasil apresenta alguns bons resultados, como: título mundial da categoria infantil em 1990 e o de juniores em 1993.
Os principais estádios deste esporte no país se localizam em Londrina e em São Paulo.
O jogo consiste em 2 equipes de 9 jogadores cada. Que se revezam em turnos de ataque e defesa. A cada 2 turnos é completado uma ‘entrada’ e com 9 ‘entradas’ o jogo finaliza (se o jogo ao final das 9 entradas estiver empatado haverão entradas extras).
Para entender mais detalhadamente a respeito das regras do jogo, o site Blog do Beisebol e o próprio anime ‘Cross Game’ são o suficiente, ao meu ver, para saciar a maioria das dúvidas referentes.

Captura de tela 2013-05-29 às 22.38.42

Demais séries sobre baseball
Por ser um esporte bastante famoso na terra de origem dos animês, existem diversos que envolvem esta temática. Como exemplo podemos citar: H2 e Touch (ambas são obras famosas do mesmo autor de ‘Cross Game’), Major (anime que tem 6 temporadas de aproximadamente 25 episódios cada!!), Ookiku Furikabutte, entre outros…

Referências:
Wikipedia sobre o esporte
Wikipedia sobre o esporte no Brasil
Site ‘Anime News Network’ sobre o anime
Site ‘My Anime List’ sobre o anime

Advertisements
This entry was posted in Animês / Animes, Jogos / Games and tagged , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

One Response to Cross game e o Beisebol

  1. Ina says:

    Fico feliz em acompanhar as tuas postagens ^_^
    nhaa mesmo sem conhecer tal anime, explica com uma clareza magnífica *o*
    você é tão fiel a cada detalhe(…)
    Sem contar essa opção que você coloca: “[spoiler]” – você se preocupa com os leitores do seu blog…até pq ninguem merece ficar lendo spoiler ‘-‘
    Além disso, é notório o tanto que seus posts são bem completos o_o’
    Deve demorar um tempinho para escrever tudo isso aí, é notório que tu busca informações extras e se empenha para fazer um belo texto :3 *palmas*

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s