Chihayafuru e Karuta competitivo

Chihayafuru

Captura de tela 2013-05-08 às 16.51.34

Episódios: 25
Foi ao ar nos dias: 5 de Outubro de 2011 a 28 de Março de 2012
Produzido: Madhouse Studios
Gêneros: Drama, Game, Esportes, Josei
Criador original: Yuki Suetsugu
Desde 12 de Janeiro deste ano está sendo exibido na televisão japonesa a 2ª temporada do anime que também está previsto em ter 25 episódios

Sinopse
O anime começa contando sobre a infância de três personagens e como eles se interessaram pelo jogo de cartas chamado ‘Karuta’. A história se desenrola com diversas partidas deste jogo em diversos torneios e disputas. O desejo de cada vez mais se aperfeiçoar e se tornar o melhor no país está cada vez mais presente entre a protagonista durante a série.

Opinião
Taí um exemplo do porquê eu AMO os quadrinhos e animações japonesas!!! Ser possível criar uma história cativante e que dê vontade de acompanhar o desenrolar, sem falar nos personagens carismáticos e na beleza do traço, com uma premissa muito incomum e aparentemente difícil de abordar é algo simplesmente magnífico!

E com este anime também é possível entender um pouco do porquê eu gosto do gênero ‘Slice of life’ (que não é o caso, mas funciona para ele do mesmo jeito) em que o autor original da série consegue criar uma obra fenomenal tendo como tema situações consideradas normais por um determinado grupo de pessoas!

O anime consegue passar lições importantes, como a de persistir pelos seus objetivos apesar das derrotas, de uma forma simples. Além de visualizarmos o esforço dos personagens no decorrer dos episódios com este jogo de extremo esforço mental e que acaba provocando em uma vontade do telespectador em jogá-lo também.

Além dos 3 personagens mencionados anteriormente, a história conta com alguns outros personagens importantes, como os professores de cursos de karuta, a professora representante do clube de karuta, os personagens do clube de karuta, os adversários dos protagonistas, dentre outros.

A primeira temporada do anime termina com [spoiler]a defesa do título de ‘Mestre’ e de ‘Rainha’ do Hisashi Suo e da Shinobu Wakamiya, respectivamente.[/spoiler]

Como aspecto negativo eu posso ressaltar a demora e lentidão em abordar os aspectos amorosos dos personagens. Verdade que a temática não é o romance, mas sim o jogo. No entanto, as vezes é ruim a forma como se prolonga tal assunto na série…

Sobre o jogo
Karuta é um jogo/esporte focado na memorização e na velocidade. Ele consta de diversas versões dependendo de localidades e outros aspectos. O mostrado no anime é o ‘Karuta competitivo’ usando o baralho do ‘Uta-garuta’, mais especificamente o seu subtipo: ‘Ogura Hyakunin Isshu’.

Em cada carta há um poema (waka) escrito e ao todo existem 100 poemas!

Existe 2 decks em jogo, cada um com 100 cartas: Yomifuda e Torifuda. O Yomifuda é o baralho para o leitor e inclui uma imagem do poeta e seu respectivo poema por inteiro.
Torifuda é o baralho do jogador e consiste somente na última frase de algum poema de alguma carta correspondente do Yomifuda.

‘Karuta competitivo’ é um jogo de um-a-um com um ‘recitador’ (leitor de cartas) e um juiz. Cada jogador seleciona 25 de 50 dos 100 ‘cards Torifudas’ destinados a ele. Estes 25 cards são organizados na frente do jogador pelo próprio. Depois de organizado as cartas os jogadores tem um tempo de 15 minutos para memorizar o local das 50 cartas em campo. E em seguida mais 2 minutos para praticar seu movimento em pegar alguma carta com sua mão.

O jogo começa com o ‘recitador’ lendo um poema de introdução que não faz parte dos 100 poemas. Esta leitura inicial serve para os jogadores terem um primeiro contato com a voz e o ritmo de leitura do ‘recitador’. Após a introdução será lido um dos 100 yomifudas que corresponderá com uma das 50 torifudas em jogo ou com alguma das 50 karafuda (torifudas que não estão em campo, consideradas ‘cartas mortas’).

O primeiro jogador que tocar na carta em campo correspondente ao yomifuda lido pega o card e o retira do jogo. Se o card estiver no lado do oponente você seleciona alguma das cartas em seu campo e passa para ele. Se ambos jogadores tocarem na carta ao mesmo tempo a carta vai para o jogador cuja carta está em seu campo. O intuito do jogo é zerar as cartas do seu lado do campo antes do seu oponente.

Também é possível fazer falta durante o jogo (no caso de tocar em uma carta que não corresponde à lida).

Os jogos oficiais são divididos pelas habilidades dos participantes. Há cinco categorias de ‘A’ a ‘E’, sendo a ‘A’ a classe mais elevada. Os jogadores podem subir de categoria ganhando torneios de seu nível correspondente. Ao ganhar um torneio da ‘classe A’ o jogador poderá desafiar o ‘Mestre’ (no caso de ser homem) ou a ‘Rainha’ (no caso de ser mulher) que são os melhores jogadores do país (como não há torneios fora do Japão podemos considerar os melhores do mundo).

Um jogador só tem a chance de jogar oficialmente contra uma pessoa de sexo diferente ou de classe diferente em competições de time.

Captura de tela 2013-05-13 às 00.01.52

Demais séries sobre karuta
Chihayafuru não é a única série a mencionar tal temática (apesar de ser a mais famosa e que fez com que karuta fosse um pouco mais conhecida fora do Japão). Podemos citar também: Chouyaku Hyakuninisshu: Uta Koi. (em que é mencionado a respeito dos 100 poemas românticos do jogo), Edo Karuta (mangá de um único volume que possui 4 capítulos), Manten Iroha Komachi (também é um mangá de único volume), Karuta Queen (um dorama lançado em 2003), Tales of Graces (há um minijogo de Karuta dentro do videogame) e Kirby Super Star Ultra (também há um pequeno jogo dentro do videogame)

E outro anime que aborda um esporte típico japonês e que dificilmente conheceríamos na cultura ocidental é o incrível Hikaru no Go. Uma obra shounen (destinado a adolescentes masculinos) sobre o jogo ‘Go’ e com alguns aspectos sobrenaturais (o fato do fantasma de um jogador famoso explicar o jogo para o pirralho protagonista), mas que não deixa de manter o foco: o jogo peculiar! Vale a pena a conferida…

Links referentes:
Japanya
The Japanese page
Divisão 42
Japan Cultura pop br
Wikipedia Karuta
Karuta Brasil
Asahi
Wiki Chihayafuru
Anime News Network
My Anime List
Anfreak
The Japan Times
Japanese games shop (local que vende o jogo de cartas)

Advertisements
This entry was posted in Animês / Animes, Jogos / Games and tagged , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

One Response to Chihayafuru e Karuta competitivo

  1. GP says:

    Reblogged this on misentopop.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s