A culpa é das estrelas

A culpa é das estrelas – The Fault in Our Stars

tumblr_mj73g81Hdi1s1ichvo1_400

Autor: John Green
Editora: Intrinseca
Número de Paginas: 288
Tradutora: Renata Pettengill
Público alvo: garotas adolescentes
Gênero: drama, comédia, romance
País de origem: Estados Unidos
Data de publicação: 10 de Janeiro de 2012

Sinopse:
A história é sobre Hazel Lancaster, uma garota de 16 anos que possui câncer terminal desde os 13 anos, e como ela conheceu Augustus Waters em um Grupo de Apoio a Crianças com Câncer.

Sobre:
O livro foi dedicado a Esther Earl que morreu de câncer em 2010.
Na classificação dos ‘livros mais vendidos’ no site da Revista VEJA, o livro está a 6 semanas seguidas na lista dos 10 mais. Sem mencionar que foi bestseller no New York Times e no Jornal Wall Street!!
O livro foi lançado em alemão, holandês, espanhol, francês, sueco, dinamarquês, islandês, hebraico, chinês e português.
Em 1º de Fevereiro de 2012 os direitos de adaptação do livro para um filme foram comprados pela Fox Filmes e em 19 de Fevereiro de 2013 foi anunciado que Josh Boone poderia ser o diretor dele.
O autor, John Green (‘green’ e não ‘blue’ #trocadilhobesta), é formado em língua inglesa e estudos religiosos por uma faculdade de Ohio. Tem 35 anos e possui mais de um milhão de seguidores em seu Twitter!!! Junto com seu irmão possui um canal do youtube com mais de um milhão de inscritos e que graças a ele conseguiu levantar mais de 400 mil dólares em um projeto de caridade!!! “A culpa é das estrelas” foi o seu 6º livro publicado.

Opinião:
Novamente foi uma recomendação que vi pelo Twitter e ao pesquisar um pouco mais sobre vi que estava entre os mais vendidos nas livrarias. E por justa causa, o livro realmente é demasiado bom! O autor conseguiu falar sobre um tema difícil e melancólico, como adolescentes com câncer, de uma maneira harmoniosa e com diversos momentos de comédia e romance que se entrelaçam com os momentos de drama provenientes da doença.
A história é contada sob o ponto de vista da Hazel. Ela possui câncer de tireóide com metástase nos pulmões. Seu livro favorito se chama ‘Uma aflição imperial’ escrita pelo personagem fictício Van Houten. O motivo de ser o favorito dela é porquê a protagonista dele, Anna, se parece com ela, mas ao invés de ter câncer de tireóide ela possui leucemia. O livro, no entanto, não possui um final o que a deixa curiosa em saber sobre alguns personagens secundários dele (já que sobre a Anna ela já tem uma teoria do que acontecestes). Devido a este fato, em algumas partes cheguei, inclusive, a pensar que ‘A culpa é das estrelas’ também não teria um final [spoiler] (não é o caso)[/spoiler].
Augustus ‘Gus’ Waters é um rapaz que foi ao ‘Grupo de Apoio a Crianças com Câncer’ acompanhando seu amigo Isaac. Ele jogava basquete em seu colégio até ser diagnosticado com osteossarcoma. Aparentemente ele foi ‘curado’ após ter sua perna amputada e passar a usar prótese. Seu jogo favorito de videogame é ‘O preço do alvorecer’. Ele teve uma namorada chamada Caroline Mathers [spoiler] que possuía câncer no cérebro. Quando o Gus começa a contar sobre a ex namorada dele para a atual (Hazel) ele aborda um aspecto interessante que eu venho refletindo desde quando eu assisti o dorama ‘Um litro de lágrimas’ (Ichi rittoru no namida). O aspecto do ‘namoro além das dificuldades’. Bonito dizer sobre e tudo mais, mas é um assunto complicado. Ele menciona o fato de querer terminar com a garota (por estar sendo maltratado por ela provavelmente em decorrência da doença dela) ao mesmo tempo em que ele recordava do que sentia quando ela estava sadia e do fato que iria aparentar que ele a estivesse abandonando em decorrência da enorme dificuldade em permanecer junto (que nem a Monica fez com o Isaac)[/spoiler]. Uma descrição deste personagem que chega a ser de arrepiar os cabelos de tão bem feita que foi é a do site ’The book lantern’.
O romance dos dois (Hazel e Gus) é algo muito bonito e atraente e a forma como eles reagem diante das situações retratadas no livro é algo compreensível e bastante identificável.
Além destes dois há outros personagens demasiados interessantes como o escritor Van Houten, o Isaac, o Patrick e os familiares dos protagonistas.
E a respeito do seu final… Ao mesmo tempo que é previsível [spoiler](alguém entre os personagens principais morre de câncer durante a história)[/spoiler] ele consegue surpreender e não permitir que o leitor o descubra.
Nota: 09/10

Referências:
Wikipedia
Wikipedia – John Green
Site oficial
FAQ com spoilers no site oficial
Site oficial brasileiro
Resenha do blog Fotografando Sonhos
Sobre as obras fictícias mencionadas no livro
Resenha em forma de carta pelo blog Guria que lê
Instituto Oncoguia
Vídeo do John Green falando sobre o livro
Instituto Nacional de Câncer
Página oficial do iba
Citações do livro pelo site ‘Who’s Thanny?’
Quotes pelo site ‘Goodreads’

tumblr_mi2jseR2Wa1r7h2leo1_500

Advertisements
This entry was posted in Livros / Books and tagged , , , , , . Bookmark the permalink.

One Response to A culpa é das estrelas

  1. “Ele menciona o fato de querer terminar com a garota (por estar sendo maltratado por ela provavelmente em decorrência da doença dela) ao mesmo tempo em que ele recordava do que sentia quando ela estava sadia e do fato que iria aparentar que ele a estivesse abandonando em decorrência da enorme dificuldade em permanecer junto (que nem a Monica fez com o Isaac).”

    Nessa parte do livro fiquei me colocando no lugar dele. Eu entendo ele quando diz que não gostava mais dela, já que ela virou outra pessoa totalmente diferente por causa da doença e ficava humilhando ele o tempo todo. Eu achei tão bacana o fato de mesmo assim ele ter carinho por ela, ser gentil e tentar fazer brincadeiras para tornar mais leve a situação.. E cara, sério… eu acho que faria a mesma coisa que ele fez, mas eu me sentiria bem mal com isso e precisaria de fazer umas seções de psicanálise depois hahaha

    O que você faria no lugar dele, caio? Tenho a impressão que você faria o mesmo, já que é sempre tão gentil e carinhoso com todos xD.

    Adorei a sua opnião sobre o livro.. bjos xD

    PS.: Deu nota nove pra não dá dez ? xD

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s